Observatório do Matopiba lança cartilha sobre Direitos Humanos para trabalhadores e trabalhadoras do campo

 

Cartilha foi concebida a partir da Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos Camponeses, das Camponesas e outras pessoas que trabalham em áreas rurais e tem como objetivo apoiar essa população na garantia de seus direitos.

 

O Observatório de Conflitos Socioambientais do Matopiba, com apoio do Fundo Casa Socioambiental e Universidade de Brasília (UnB), laçou hoje (10/12), Dia Internacional dos Direitos Humanos, a cartilha digital “Direitos Humanos dos Povos do campo: condições dignas de trabalho e vida na terra, território e natureza”. A iniciativa busca disseminar informações que fortaleçam o reconhecimento e a busca pela proteção e garantia dos direitos dos Povos do Campo.

 

Criada a partir da Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos Camponeses, das Camponesas e outras pessoas que trabalham em áreas rurais, a cartilha aborda os 10 Direitos previstos na Carta, além de sugestões sobre como utilizá-la e canais de denúncia, em caso de violação de Direitos Humanos. Segundo o coordenador-geral do Observatório do Matopiba, professor da Universidade de Brasília (UnB), Sérgio Sauer: A cartilha é uma ferramenta para auxiliar a reflexão e a capacitação dos camponeses e camponesas, fortalecendo a luta pela garantia dos seus direitos, além de trazer informações sobre os canais de apoio em casos de violações das garantias fundamentais.